Páginas

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Pesquisas sobre o diafragma realizadas em cães

Muitas descobertas sobre o diafragma foram feitas em pesquisas realizadas com cães. Seguem abaixo, algumas delas:

Role of the mediastinum in the mechanics of the canine diaphragm  http://jap.physiology.org/content/109/1/27

Impact of diaphragmatic contraction on the stiffness of the canine mediastinum
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18635883

Synergism between the canine left and right hemidiaphragms
https://www.google.com.br/search?q=Synergism+between+the+canine+left+and+right+hemidiaphragms&oq=Synergism+between+the+canine+left+and+right+hemidiaphragms&aqs=chrome..69i57.1316j0j4&sourceid=chrome&espv=2&es_sm=93&ie=UTF-8

Effects of inflation on the coupling between the ribs and the lung in dogs
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14694150

Mechanisms of the inspiratory action of the diaphragm during isolated contraction
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19797686

On the intercostal muscle compensation for diaphragmatic paralysis in the dog Jean Franqois Brichant * and Andre De Troyer tt
http://eurekamag.com/research/009/126/on-intercostal-muscle-compensation-diaphragmatic-paralysis-dog.php

Role of pleural pressure in the coupling between the intercostal muscles and the ribs

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17317870

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Dissecção do Cérebro

Não deixem de ver este vídeo.
Mostra uma dissecção e como são feitos alguns estudos no cérebro.
Bem interesante!
https://www.youtube.com/watch?v=OMqWRlxo1oQ

terça-feira, 8 de abril de 2014

O efeito do modo respiratório no diâmetro da Veia Cava Inferior

Estudo com 19 pessoas sem sintomas ou história de doença cardiovascular foi realizado verificando as alterações do diâmetro da Veia Cava Inferior e do fluxo sanguíneo poplíteo durante dois tipos respiratórios denominados com o respiração diafragmática e torácica. Eles observaram que a respiração diafragmática resultou em uma  excursão diafragmática superior à respiração torácica e foi associada a uma diminuição do retorno venoso poplíteo.
Concluíram que durante a inspiração, a redução do diâmetro da VCI e do fluxo venoso da extremidade inferior foi relacionada com a excursão diafragmática sugerindo que a VCI pode ser comprimida na descida do diafragma.
European Journal of Echocardiography,October 27, 2010

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Influência da posição da língua nos exercícios isocinéticosdo joelho

O envolvimento da língua nos exercícios isocinéticos de extensão / flexão do joelho foi investigado. Dezoito participantes foram submetidos aleatoriamente ao teste isocinético em 90 e 180 ° em três posições diferentes da língua: na  posição média ( empurrando  com a superfície lingual os dentes incisivos), deitada no arco inferior da boca (baixo) e            em direção  ao céu da boca. A análise estatística dos dados revelou um aumento significativo de cerca de 30% de torque de flexão do joelho com a língua no céu da boca em relação a posição média. Essa diferença poderia ter alterado os resultados de inúmeros estudos anteriores, utilizando o teste isocinético de flexão do joelho. Este estudo alerta futuros pesquisadores sobre padronização de posição da língua e merece mais investigações sobre os processos explicativos desse fenômeno.

Muscles, Ligaments and Tendons Journal 2013; 3 (4): 318-323
A alta densidade de nervos simpáticos nas fáscias é certamente intrigante e merece ser mais explorado. Estudiosos proporam que uma estreita relação poderia existir entre o sistema nervoso simpático e a fisiopatologia dos transtornos fasciais. Isso poderia explicar por que alguns pacientes com dor lombar relata aumento da intensidade da dor quando estão sob estresse psicológico. Com base nestas informações, é possível que a estimulação de aferentes simpáticos intrafascial (por exemplo, através de terapia de medicina manual) possa provocar modificações no tônus do sistema nervoso autônomo global, bem como na circulação local e hidratação da matriz .

J. Anat. (2012) 221, pp507–536